O swab microbiológico é um item fabricado para diferentes funções. Um de seus tipos é utilizado para a coleta de amostras de ferimentos, por exemplo. Assim como há o tipo que é utilizado para testes de Covid.
Outros tipos são usados para finalidades diversas, como validação de limpeza, monitoramento ambiental etc.
Esses tipos de materiais são fabricados em 100% algodão puro, são macios, suaves e de boa absorção.
Por isso são excelentes para a remoção de substâncias estranhas, pois têm seu próprio tratamento antibacteriano.
Sobre esses últimos e sua importância como materiais para salas limpas é que falaremos neste post. Continue sua leitura!
Tipos de swab microbiológico
Dentre as aplicações do swab microbiológico estão:
- Monitoramento ambiental;
- Amostragem de diagnóstico;
- Limpeza com soluções e solventes compatíveis;
- Retirada de pós finos.
Conheça alguns desses tipos a seguir.
Swabs para sala limpa
O swab para sala limpa é indicado para a limpeza precisa de superfícies em pequenas áreas com pós finos e pode ser usado para validações de limpeza.
Esse tipo de produto está disponível em tecido ou espuma com uma variedade de materiais, tamanhos de pontas e cabos.
Na indústria farmacêutica e de dispositivos médicos, os microrganismos e partículas são a principal preocupação.
Portanto, o uso de swabs estéreis e produtos de limpeza por meio de radiação gama ou autoclavagem, normalmente é obrigatório para áreas assépticas.
Swabs monitoramento ambiental
O monitoramento ambiental, particularmente em instalações de fabricação de produtos farmacêuticos, onde o risco de contaminação microbiana é controlado através de um processamento asséptico, compreende ambos os métodos de monitoramento: físicos (partículas) e microbiológicos.
No entanto, não é possível distinguir claramente entre a contaminação particulada gerada em grande parte por operações mecânicas e as partículas geradas por pessoas.
Assim, na rotina do programa de controle ambiental de salas limpas constam o monitoramento do componente “partículas” e o componente micro-organismos”.
Para isso, o swab monitoramento ambiental é material crucial
Swabs validação de limpeza
Validação de limpeza pode ser descrita como a metodologia utilizada para garantir que um processo de limpeza obteve sucesso na remoção dos resíduos dos componentes farmacêuticos ativos do produto fabricado em um equipamento, nas ferramentas de limpeza utilizadas no processo de limpeza e os atributos microbianos.
Na indústria farmacêutica a validação da limpeza de máquinas e equipamentos depende da coleta de amostras usando swabs. A busca pelo “nada” é o desafio dos profissionais que fazem a coleta de amostras e a inspeção de limpeza na produção de medicamentos.
Neste caso de validação de limpeza na indústria farmacêutica o melhor swab a ser usado é o com ponta de tecido de poliéster lavado.
O tecido de poliéster usado neste tipo de swab apresenta baixo nível de particulado e alta capacidade de coleta e muito efetivo quando aplicado à amostragem orgânica usando o TOC – Total Organic Carbon (Carbono Orgânico total) como técnica analítica.
Swabs amostragem
O procedimento de amostragem com swab é o método mais utilizado para validação de limpeza em produtos farmacêuticos e ambientes de fabricação.
O Guia de Inspeções da FDA de 1993 afirma que amostragem (por exemplo, com swab) é a técnica “mais confiável” para identificar contaminantes em potencial.
O procedimento de amostragem com swab é o método mais utilizado para validação de limpeza em produtos farmacêuticos e ambientes de fabricação.
A Modum Tech é fornecedora de swabs e demais produtos para sala limpa. Entre em contato conosco caso queira mais informações ou um orçamento.