Parece estranho falar de sapato para sala limpa? Claro que não! Afinal, qualquer tipo de ambiente controlado pede vestimentas adequadas, inclusive os calçados.
Antiderrapantes e autoclaváveis, os modelos de sapatos fornecem além de proteção, conforto aos pés e garantem a segurança tanto para as pessoas quanto para os processos.
O sapato, junto com luvas, óculos e outras vestimentas de proteção, compõe equipamentos essenciais para utilização em ambientes controlados, que precisam estar livres de qualquer outro tipo de contaminação.
Falamos mais sobre o tema no artigo de hoje. Boa leitura!
Por que existe um sapato para área limpa?
O sapato é um item de segurança, assim como os demais itens de vestimenta. Pense bem, de que adianta o profissional usar luva, roupa especial, óculos de proteção e não ter um calçado adequado, indicado para ambientes controlados?
Pois bem, ambientes controlados, como salas limpas, precisam ser ultra limpos e livres de microrganismos e particulados.
Para que você tenha uma ideia, até as pessoas podem ser fontes de liberação de partículas. Elas podem ser liberadas no ar por meio de descamação de pele, fios de cabelo, respiração, cosméticos de uso pessoal e fiapos de roupa.
Em salas limpas, a limpeza do ar e outros parâmetros são controlados, monitorados e registrados (temperatura, umidade, pressão, partículas e fluxo de ar). Isso possibilita que produtos sejam fabricados da forma mais higiênica possível.
Dessa maneira, impede-se que aconteçam modificações no produto e garante-se que ele chegue ao consumidor final com qualidade e segurança.
Por isso que a proteção é tão importante, e exige equipamentos de proteção da cabeça aos pés.
Roupas, calçados e outros produtos para sala limpa
Além do sapato para sala limpa, existem outros produtos, como:
- botas para sala limpa;
- aventais para sala limpa;
- protetores de barba para sala limpa;
- gorros para sala limpa;
- macacões para sala limpa;
- máscaras faciais para sala limpa;
- jalecos para sala limpa;
- luvas para sala limpa;
- propé para sala limpa.
Para reforçar ainda mais a ideia de proteção e a importância de ter esses ambientes seguros, há também itens como propés e sobre botas, que são colocados sobre os calçados para reforçar ainda mais a proteção.
Para exemplificar o rigor desses ambientes, confira algumas normas que devem ser cumpridas:
- vestimenta dos operadores;
- procedimentos adequados para o bom funcionamento da sala;
- excelente tecnologia para manter o ar sempre limpo;
- especificações de ensaio e monitoramento;
- operações.
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo!
Qual tal ler outros de nossos artigos do blog? Tem muito tema interessante!