Como manter uma sala limpa: dicas e normas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Como manter uma sala limpa dentro dos padrões de limpeza? Você sabe?

Primeiramente, isso requer a implantação de alguns procedimentos e exigências de normas reguladoras. 

Além disso, as equipes devem ter treinamento constante e as empresas devem fazer os investimentos necessários em equipamentos e produtos para sala limpa. 

Tomemos a indústria farmacêutica como exemplo, em que as salas limpas são projetadas e desenvolvidas atendendo exigências como: 

  • Tratamento do ar com filtragem do ar com filtro HEPA;
  • Sistema de renovação constante do ar;
  • Diferencial de pressão e níveis consistentes de temperatura e umidade.

Além disso, monitorar e manter adequadamente o ambiente de uma sala limpa é essencial para garantir o desempenho ideal dos processos, evitando a contaminação.

Que tal saber mais sobre o tema? Leia nosso artigo!

Como manter uma sala limpa?

Um dos principais objetivos das salas limpas é reduzir o risco de contaminação em seu ambiente farmacêutico ou industrial. Veja a seguir como se mantém um ambiente de sala limpa.

Design limpo

O layout da sala limpa tem uma função importante para a manutenção dos padrões exigidos. Isso porque todo móvel ou equipamento pode interromper o fluxo de ar e causar contaminação. 

Como os trabalhadores podem ser a maior fonte de contaminação em um espaço, manter um layout limpo é fundamental para reduzir esse risco. 

Limpezas regulares

Certamente isso envolve muito mais do que um borrifador, um produto de limpeza e pano. Salas limpas requerem procedimentos de limpeza, cronogramas e materiais especiais para manter as superfícies livres de contaminação.  

A manutenção regular é necessária a fim de manter as superfícies livres de contaminação. É por isso que é fundamental para sua empresa instituir procedimentos e cronogramas de limpeza de salas limpas.

Além disso, você pode se surpreender ao saber que o tratamento do piso, produtos de limpeza ou panos podem ser uma fonte de contaminação em uma sala limpa. 

O tipo errado de produtos de limpeza, equipamentos ou panos de limpeza podem afetar seu ambiente controlado.

Produtos de limpeza especiais amigáveis ​​para salas limpas, equipamentos e panos específicos estão disponíveis para limpar superfícies sem adicionar mais contaminantes ao ar.

Classificação ISO 

Embora você deva saber sua classificação ISO antes de instalar uma sala limpa, sua classificação pode mudar, assim como sua operação evolui. 

É por isso que é importante fazer a reavaliação de sua classificação ISO parte de seus procedimentos de sala limpa quando você assume um novo projeto ou suas necessidades, como uma mudança de laboratório.

Isso porque cada indústria e cada aplicação possuem um conjunto diferente de requisitos de limpeza. As classificações de sala limpa tratam do nível de limpeza do ar de acordo com o tamanho e a concentração das partículas.

Normas para a sala limpa

ABNT NBR ISO 14644-1 – Esta Parte da ABNT NBR ISO 14644 especifica a classificação de limpeza do ar em termos de concentração de partículas no ar em salas limpas e zonas limpas; e dispositivos de separação como estabelecido na ABNT NBR ISO 14644-7 

 ABNT NBR ISO 14644-2 – Esta Parte da ABNT NBR ISO 14644 especifica os requisitos mínimos para um plano de monitoramento para o desempenho de sala limpa ou zona limpa, em relação à limpeza do ar por concentração de partículas, com base em parâmetros que meçam ou afetem a concentração de partículas em suspensão no ar.

Treine adequadamente a equipe para manter um ambiente de sala limpa

Você sabia que a perda de pele é responsável por uma proporção significativa de partículas encontradas em qualquer ambiente? Imagine como isso poderia impactar uma sala limpa, que requer um limite de limpeza muito mais alto do que um espaço normal.

Aqui estão alguns outros itens comuns que podem contaminar uma sala limpa:

  • Óleos da pele, cabelo e saliva de um espirro ou tosse
  • Cosméticos e perfumes
  • Certas roupas que facilmente soltam fiapos ou outras fibras

O treinamento adequado da equipe para cumprir um código de vestimenta rígido e qualquer roupa de proteção que deva ser usada é fundamental para o uso diário em uma sala limpa. 

As roupas de proteção podem incluir vestidos especiais, macacões, máscaras, luvas, óculos e capuzes.

Outras áreas que devem ser abordadas durante o treinamento incluem:

  • O que fazer se ocorrer derramamento
  • Como usar adequadamente o equipamento localizado dentro da sala limpa, incluindo coifas de exaustão
  • Como se descontaminar antes de entrar em uma sala limpa, como limpar com esfregões ou passar por chuveiros

E então, o que achou do conteúdo? Aproveite e leia este artigo sobre área limpa e área classificada. Aproveite e conheça os demais conteúdos de nosso blog. 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Modum Tech a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.