Panos de área limpa: o que são e sua utilização correta

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
panos área limpa

Panos de área limpa são produtos desenvolvidos especialmente para a limpeza de ambientes controlados com taxa mínima de desprendimento de materiais particulados, ou como também chamamos, área limpa.

Uma área limpa é um local esterilizado com controle ambiental definido em termos de fluxo de ar, pressão, temperatura, umidade, ruído, vibração, iluminação, contaminação microbiana e por partículas. É projetada e utilizada de forma a reduzir a introdução, a geração e a retenção de contaminantes em seu interior.

Que tal conhecer mais sobre esses produtos? Continue a leitura!

Panos de área limpa ou panos wiper: benefícios e utilização

Os panos, ou wiper  área limpa, são utilizados são utilizados para a limpeza dos de contaminantes como:

  • partículas;
  • partículas carreadoras de microrganismos;
  • substâncias químicas;

A utilização dos panos wiper traz muita versatilidade como um dos benefícios. O profissional pode utilizá-lo em mão para a limpeza de corrimões e objetos, assim como pode colocar o pano wiper em um mop e com isso limpar paredes e pisos. 

As características dos panos wiper trazem outros benefícios. Sua composição lhe permite alta performance em absorção de partículas, microrganismos e substâncias químicas, tendo o menor desprendimento das partículas do mercado e ao mesmo tempo um dos limpadores mais resistentes à abrasão. 

Vantagens de realizar uma limpeza com panos de área limpa

A limpeza de áreas restritas e com exigências rigorosas de limpeza deve ter uso dos melhores panos wiper, pois assim é assegurado que não haverá contaminação e perda da qualidade final do produto produzido na área que foi limpada com uso de produtos adequados.

No entanto, para realizar uma limpeza 100% satisfatória, alguns fatores devem se levados em conta na escolha dos panos wiper, como:

  • compatibilidade do pano com a solução ou solvente;
  • o material do pano; 
  • a taxa de absorção de líquidos; 
  • a geração de partículas quando o pano estiver úmido e seco; 
  • liberação de contaminação molecular; 
  • compatibilidade com a esterilização e outros. 

Dicas para utilização corretas dos panos de área limpa

1. Limpar regularmente

Para garantir que a qualidade seja mantida em todas as salas limpas e áreas restritas, a manutenção da limpeza deve ser realizada diariamente. 

A limpeza inadequada leva à contaminação e, por fim, à perda da qualidade do produto do usuário final. A contaminação pode ser amplamente categorizada em duas categorias, filmes e partículas, os quais podem causar “defeitos catastróficos” em circuitos. 

A contaminação em uma sala limpa pode levar a paralisações forçadas e aumento dos custos de produção. Quando uma sala limpa é padronizada, ela deve ser limpa e mantida regularmente para manter esses padrões.

2. Dobrar o wiper na hora da limpeza

 Para maximizar a vida útil de cada wiper, o dobre em quatro, proporcionando várias superfícies limpas para uso. 

Segure os lados desdobrados em sua mão e agrupe as bordas desdobradas entre o polegar e o indicador. Sempre descarte os wipers usados ​​de acordo com o procedimento.

3. Não usar apenas um wiper para áreas grandes

Usar um único wiper para uma área inteira é realmente ineficaz, pois cada wiper pode ser utilizado cerca de oito passadas. 

Depois que cada lado de um wiper é usado, ele é considerado contaminado e, ao continuar usando esse wiper, não está mais limpando as superfícies, mas espalhando os contaminantes para mais longe.

4. Não limpar em movimentos circulares

Limpar as superfícies da sala limpa em um movimento circular espalha, obviamente, partículas e contaminantes sobre as áreas limpas. Não importa se o operador de sala limpa usa um pacote inteiro de limpadores, ou como você os dobra se uma técnica circular for usada.

O operador de limpeza deve começar pressionando com firmeza e deslizando paralelamente em um movimento pela superfície. Após cada passada, gire o wiper para que a próxima passada seja feita com um lado limpo. 

Esperamos que nosso conteúdo tenha sido útil e que as dicas sejam aproveitadas!

Precisando de panos de área limpa, fale com a Modum Tech. Temos os materiais que você precisa para salas limpas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Modum Tech a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.