O que são swabs e quais tipos que existem?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
swabs

Swabs são materiais essenciais para salas limpas e ambientes associados controlados, que devem fornecer o controle de contaminação para a realização de atividades sensíveis à contaminação. 

O controle de contaminação inclui todos os tipos de indústrias, como a aeroespacial, eletrônica, alimentos e bebidas, cosméticos, hospitais, dispositivos médicos e produtos farmacêuticos, exigindo desta forma uma variedade de ambientes limpos. 

Para isso, temos alguns tipos de swabs. Veja a seguir quais são.

Tipos de swabs e suas utilizações

Swabs para sala limpa

O swab para sala limpa é indicado para a limpeza precisa de superfícies em pequenas áreas com pós finos e pode ser usado para validações de limpeza.

Esse tipo de produto está disponível em tecido ou espuma com uma variedade de materiais, tamanhos de pontas e cabos.

Na indústria farmacêutica e de dispositivos médicos, os microrganismos e partículas são a principal preocupação. 

Portanto, o uso de swabs estéreis e produtos de limpeza por meio de radiação gama ou autoclavagem, normalmente é obrigatório para áreas assépticas. 

Swabs monitoramento ambiental

O monitoramento ambiental, particularmente em instalações de fabricação de produtos farmacêuticos, onde o risco de contaminação microbiana é controlado através de um processamento asséptico, compreende ambos os métodos de monitoramento: físicos (partículas) e microbiológicos. 

No entanto, não é possível distinguir claramente entre a contaminação particulada gerada em grande parte por operações mecânicas e as partículas geradas por pessoas. 

Assim, na rotina do programa de controle ambiental de salas limpas constam o monitoramento do componente “partículas” e o componente micro-organismos”. 

Para isso, o swab monitoramento ambiental é material crucial  

Swabs validação de limpeza

Validação de limpeza pode ser descrita como a metodologia utilizada para garantir que um processo de limpeza obteve sucesso na remoção dos resíduos dos componentes farmacêuticos ativos do produto fabricado em um equipamento, nas ferramentas de limpeza utilizadas no processo de limpeza e os atributos microbianos.

Na indústria farmacêutica a validação da limpeza de máquinas e equipamentos depende da coleta de amostras usando swabs. A busca pelo “nada” é o desafio dos profissionais que fazem a coleta de amostras e a inspeção de limpeza na produção de medicamentos.

Neste caso de validação de limpeza na indústria farmacêutica o melhor swab a ser usado é o com ponta de tecido de poliéster lavado.

O tecido de poliéster usado neste tipo de swab apresenta baixo nível de particulado e alta capacidade de coleta e muito efetivo quando aplicado à amostragem orgânica usando o TOC – Total Organic Carbon (Carbono Orgânico total)  como técnica analítica.

Swabs amostragem

O procedimento de amostragem com swab é o método mais utilizado para validação de limpeza em produtos farmacêuticos e ambientes de fabricação. 

O Guia de Inspeções da FDA de 1993 afirma que amostragem (por exemplo, com swab) é a técnica “mais confiável” para identificar contaminantes em potencial.

O procedimento de amostragem com swab é o método mais utilizado para validação de limpeza em produtos farmacêuticos e ambientes de fabricação.

A Modum Tech é fornecedora de swabs e demais produtos para sala limpa. Entre em contato conosco caso queira mais informações ou um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Modum Tech a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.