Luvas para ambientes controlados

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Luvas para ambientes controlados - cientista usando luvas roxas segurando experimento

Luvas para ambientes controlados, ou luvas para sala limpa, são equipamentos de proteção indispensáveis para a realização de atividades nesses espaços, que necessitam de equipamentos que ofereçam níveis bem baixos de partículas, para evitar problemas como infecções ou alterações nos resultados. 

Além da proteção às mãos, as luvas utilizadas em salas limpas também bloqueiam as partículas que o operador emite, reduzindo assim o risco de contágio no produto. Esse produto também deve ser confortável, já que o operador precisa utilizá-lo por longos períodos de tempo. 

Quer saber mais sobre as luvas para ambientes controlados, sua importância, características e benefícios? Continue lendo o artigo!

O que são ambientes controlados e salas limpas?

Salas limpas são estruturas projetadas para ser uma estrutura livre de contaminantes e para reduzir os níveis de poluição. 

Ambientes controlados são áreas que devem ter certos parâmetros controlados, como pressão, temperatura e segregação etc. Uma sala limpa é um exemplo de ambiente controlado. Você pode saber mais sobre isso neste artigo: Sala limpa e ambiente controlado: qual a diferença?

Por que utilizar luvas para ambientes controlados?

O objetivo dos ambientes controlados é ter níveis reduzidos de poeira, vapores e até mesmo tecido epitelial. 

Qualquer tipo de movimentação nesses ambientes deve ser realizada com o uso de equipamentos de proteção: vestimentas, acessórios e instrumentos que mantenham o espaço livre de contaminantes. 

Por isso as luvas são importantes, pois além de protegerem as mãos do operador, reduzem os riscos de contágio nos produtos. 

Características de luvas para sala limpa

Como dissemos anteriormente, a sala limpa é um tipo de ambiente controlado. As luvas para esse espaço têm algumas características específicas, cuja finalidade é oferecer conforto, proteção e controle para quem as usa. 

Além disso, tem estas outras características:

  • são desenvolvidas com filamentos contínuos de malha 100% poliéster, com atenção especial ao mínimo desprendimento de linhas, partículas e fiapos;
  • é utilizada uma fibra especial em sua fabricação, que permite o uso prolongado das luvas, pois têm alto poder de absorver a umidade;
  • são fabricadas sem costuras.

Luvas cirúrgicas são indicadas para sala limpa?

Vamos ser breves: luvas cirúrgicas não são indicadas para sala limpa. As luvas utilizadas em espaços médicos são para prevenir infecções por bactérias. Além disso, suas caixas não são esterilizadas. 

Ah, mas e isso faz diferença? Afinal, é somente a caixa!

Faz sim, porque o nível de particulados deve ser controlado conjuntamente. As caixas de luvas cirúrgicas normalmente contêm materiais derivados de celulose. Já as para salas limpas são feitas de materiais que não liberam partículas, como o polietileno. 

E em ambientes de sala limpa, é altamente restrito o uso de materiais derivados da celulose, já que é um dos principais agentes que disseminam partículas. 

E olha só que informação importante: as luvas para sala limpa e outros tipos de ambientes controlados são também desenvolvidas em áreas limpas. Ou seja, tudo muito bem controlado. 

Para finalizar, caso tenha alguma dúvida sobre quais as luvas ideais para seus processos, saiba que isso depende de vários fatores. Dentre eles:

  • o processo de produção em que será o profissional utilizará a luva (indústria eletrônica, farmacêutica etc.);
  • o tipo de borracha ideal para cada tipo de processo;
  • o trabalho que deverá ser feito (pequenos objetos, materiais químicos etc.).

Agora que você já sabe um pouco mais sobre luvas para ambientes controlados, saiba que pode contar com a Modum Tech como seu fornecedor. Entre em contato conosco e agende uma conversa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Modum Tech a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.