Colunas de cromatografia: tipos e classificação conforme o emprego

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
colunas de cromatografia

Colunas de cromatografia, colunas cromatográficas ou ainda colunas HPLC, são componentes utilizados na cromatografia líquida de alta eficiência — HPLC. 

A cromatografia em coluna  é um processo utilizado para separar compostos químicos em solução e com a finalidade de identificar, quantificar e purificar componentes de uma mistura. 

Durante o percurso nas colunas HPLC, os compostos interagem de um jeito e, pela geração de velocidades diferentes, elas se separam. 

Para esses processos, há tipos de colunas de cromatografia diferentes, conforme veremos a seguir.

Tipos de colunas de cromatografia

As colunas de cromatografia se dividem nos seguintes tipos:

Colunas Preparativas

É o tipo de coluna utilizada para isolar compostos de grande valor presentes nas misturas. 

Caso o trabalho envolva quantidades de amostra maior do que em escala analítica, os compostos isolados podem ter outras destinações de uso, como para atividades biológicas ou usados na produção e fármacos.

Este tipo de coluna é normalmente empregado para separar grandes quantidades de amostras e possuem menos eficiência que as colunas analíticas.

Sua utilização  emprega grandes fluxos, o que implica no uso de grandes volumes de solventes.

Colunas Analíticas

Essa definição é usada para diferenciar as colunas que têm como aplicação principal as análises quantitativas e qualitativas, sem o objetivo de isolar quantidades mensuráveis de analitos específicos, para uso futuro (seja para confirmação de identidade, definição de atividade biológica ou produção).

As colunas de cromatografia analíticas são consideradas “tradicionais”, clássicas” ou “padrão” em função de tendência em miniaturização. 

Colunas Semi-Microbore

Este tipo de coluna surgiu para reduzir o consumo de solventes usados nas colunas analíticas. Conseguem promover uma economia de 20 a 40%.

Colunas Microbore

Também foram criadas para promover a economia de solvente. Com o fluxo de 10 vezes (ou mais) inferior ao das analíticas, conseguem reduzir consideravelmente o consumo de solvente e amostra, sem mudanças drásticas no conceito do equipamento. 

Dessa forma, são gerados cromatogramas similares aos gerados com a utilização de colunas analíticas clássicas.  

Colunas Capilares

Este tipo de coluna proporciona economia de solvente tipicamente inferior a 80%. 

Coluna Nano 

Este tipo de coluna foi desenvolvido para aumentar ainda mais o índice de economia de solvente, além de tornar fácil o acoplamento com outras técnicas analíticas. 

Ainda não é um equipamento usado fora do ambiente acadêmico, pois as exigências instrumentais são bastante rigorosas. 

Classificação das colunas cromatográficas de acordo com sua utilização

  • Preparativas: são utilizadas para isolar um ou mais analitos para uso futuro. possuem, normalmente, maiores dimensões e usam grandes volumes de solventes. 
  • Analíticas: seu uso é quando se quer obter informações qualitativas e quantitativas sobre as amostras, sem a necessidade de isolamento para uso futuro. 
  • Rápidas: são colunas curtas, usadas para análises rápidas, mesmo que interfira na eficiência de resolução. 
  • Econômicas: seu objetivo é economizar no uso de solvente e amostra. São consideradas o futuro da técnica de cromatografia. 

Sobre as pré-colunas

Para finalizar, precisamos falar sobre as pré-colunas e sua função em relação às colunas de cromatografia. 

A pré-coluna: é o dispositivo instalado antes da coluna, cujo objetivo é manter a integridade da mesma e proteger o sistema analítico de partículas provenientes da amostra, de fase móvel etc. 

A instalação de uma pré-coluna, estende a vida útil da coluna consideravelmente, e pode ser trocada facilmente. 

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. E caso queira informações sobre colunas HPLC, fale com a Modum Tech!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Modum Tech a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.