10 perguntas mais frequentes sobre salas limpas

panos área limpa

As salas limpas, conforme já vimos outras vezes aqui no blog, são os espaços controlados, que se destinam a realização de testes ou fabricação de produtos cuja contaminação por partículas presentes no ar interferem nos resultados finais.

O termo designa do inglês “clean rooms” e diz respeito a ambientes em que são desenvolvidos medicamentos, a centros cirúrgicos e outros. Esses ambientes são sempre necessários em laboratórios químicos. 

No entanto, há muitas dúvidas acerca de salas limpas e outros tipos de conceitos relacionados. Por isso, pensamos em esclarecer alguns deles. Continue  a leitura e saiba mais!

10 dúvidas mais comuns e frequentes sobre salas limpas

1 – Afinal, qual a definição certa de salas limpas?

Salas limpas são salas ou áreas ilhadas, isoladas e afastadas de outros ambientes ou instalações. 

Elas seguem sistemas padronizados e regulados, por meio de técnicas e atividades regulamentadas ajustadas para compor um todo organizado. Elas controlam a porcentagem de partículas existentes em um ambiente.

Esses ambientes são esterilizados e contam com um controle ambiental definido em relação a fluxo de ar, pressão, iluminação, vibração, ruído, contaminação por partículas ou microbianas, dentre outros. 

2 – O que é contaminação cruzada?

Contaminação cruzada é a contaminação de matérias-primas específicas, produtos intermediários ou que têm acabamento de outro produto ou matéria-prima, durante o processo de manipulação.

3 – As salas limpas são destinadas a quais tipos de processos?

As salas limpas são destinadas aos tipos de processos que envolvem a manipulação e produção de equipamentos eletrônicos, alimentos, medicamentos, vacinas e demais itens que demandem esterilização total das partículas presentes no ar. 

4 – Por que as salas limpas têm uma classificação?

Para garantir a proteção dos seres humanos, produtos e processos, a pureza do ar exigida nas salas limpas é determinada a partir de necessidades específicas de cada situação. Para isso, foram determinadas diferentes classes de pureza do ar. 

5 – O que é uma área crítica?

Uma área crítica é aquela que oferece riscos mais graves de transmissão de infecções. Nelas são tratados pacientes que portam doenças infecciosas com alto grau de transmissibilidade, por exemplo. 

É também o espaço em que são realizados procedimentos invasivos ou que contam com o manuseio de peças de materiais contaminados.  

6 – O que é uma área semicrítica?

Essa área apresenta riscos menores em relação à transmissão de agentes infecciosos quando comparadas às áreas críticas. 

São áreas como enfermarias, ambulatórios, farmácias, banheiros e outras.

7 – O que é uma área não crítica?

As áreas não críticas são as que não apresentam riscos de transmissão, pois não são ocupadas por pacientes como onde ficam os serviços administrativos, de ultrassom, apoio a raio x etc. 

8 – Como é feita a limpeza das salas limpas?

Um requisito básico em salas brancas é a limpeza. É obrigatório controlar a limpeza do pessoal e dos materiais. Para isso, os operadores devem estar devidamente treinados e cientes da importância desse ponto. 

Devem se vestir com roupas projetadas especificamente para reter os contaminantes que a pele e o corpo geram naturalmente e, em alguns casos, devem usar redes de cabelo, luvas e máscaras.

9 – Quais produtos são utilizados na limpeza de salas limpas?

Dentre os produtos utilizados para limpeza de salas limpas estão:

  • os swabs: indicados para a limpeza precisa de superfícies em pequenas áreas com pós finos e pode ser usado para validações de limpeza. Esse tipo de produto está disponível em tecido ou espuma com uma variedade de materiais, tamanhos de pontas e cabos.
  • carrinhos em aço inoxidável e outros acessórios (que inclui a linha de esfregões PurMop®), para uma limpeza ergonômica e com um sistema inteligente de descarte dos panos, sem que seja preciso o operador utilizar as mãos nas áreas que terão contato com paredes, tetos e pisos. 
  • os panos para sala limpa: uma linha de panos de poliéster PurWipe®: 
    • PurWipe® K1-209 / K1-212 podem ser usados em salas limpas de classe 04 a 08; 
    • PurWipe® N2-109 / N2-112 são fabricados com fibras de poliéster e poliamida (fibras sintéticas) e conferem aos panos alta absorção de líquidos, baixa emissão de partículas e excelente resistência mecânica;
    • PurWipe® V3-109 / V3-112 são panos pré umedecidos para limpeza de Sala Limpa V3 da linha PurWipe® foi recentemente desenvolvido para facilitar a aplicação de álcool isopropílico nas mais diversas superfícies.
  • MOP e esfregões:
    •  PurMop® KEK40: uma base dobrável de aço inoxidável, que proporciona uma fácil limpeza e elimina a possibilidade de acúmulo de sujeira;
    • PurMop® EC40: um pano com camada de limpeza robusta, o material consiste de uma malha de poliéster com entrelaçamento especial, permitindo ao produto alta capacidade de captação de partículas além da distribuição uniforme de fluídos desinfetantes para todos os tipos de superfícies de pisos, parede e teto de salas limpas.

10 – Quem fornece produtos para salas limpas?

A Modum Tech é referência no mercado como distribuidora de produtos para sala limpa. Para mais informações sobre os produtos que disponibilizamos ou para orçamento, entre em contato conosco.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Modum Tech a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.