Padrões de referência para análise de alimentos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
padrões de referência para análise de alimentos

Os padrões de referência desempenham um papel fundamental nas indústrias, principalmente no setor de desenvolvimento de determinado produto ou então no controle de qualidade.

A identificação e quantificação de determinada substância em um alimento é de grande importância, principalmente para que seja analisado se os níveis encontrados desse composto no alimento estão dentro da faixa permitida pelo órgão regulador do país. 

Neste artigo, fizemos uma abordagem sobre a importância dos padrões de referência para análise de alimentos. Para saber tudo sobre esse tópico, continue a leitura!

O que são padrões de referência?

Os padrões de referência são substâncias químicas altamente caracterizadas a partir de especificações estabelecidas em compêndios oficiais, para que seja utilizado como forma de identificação e quantificação de determinado analito de interesse (seja um carboidrato, uma proteína, lipídios e até mesmo contaminantes) em uma amostra. 

A quantificação de um analito em alguns tipos de amostra, pode ser realizada por cromatografia líquida de alta eficiência ou por cromatografia a gás, dependendo das características físico-químicas do composto.  

Apesar das metodologias citadas acima, as análises de alimentos têm como objetivo determinar um componente específico, ou vários componentes do alimento. 

Essa determinação pode ser a partir de uma avaliação das propriedades físicas, como a medida de massa/volume, medida de absorção de radiação (como no caso de cromatografia líquida com detector UV/VIS), a partir da medida de um potencial elétrico, entre outros. 

Muitas dessas análises há a necessidade de emprego de solução padrão do composto analisado, como por exemplo, padrão de determinada proteína a ser determinada em um alimento, ou ainda, a utilização de padrão de medicamentos (comumente antibióticos) para avaliação de quantidade que pode estar presente na carne animal produzida. 

Padrões de defensivos agrícolas (agrotóxicos) também são disponibilizados para que estes sejam utilizados como referência na quantificação desses compostos, principalmente em alimentos provenientes de lavouras, já que são utilizados como forma de combater insetos e ervas daninhas nas plantações. 

Características de padrões de referência primário na área dos alimentos

As características de padrões de referência primário na área dos alimentos são as mesmas que qualquer padrão primário deve conter, como:

  • pureza maior que 99,9%;
  • ser uma substância de fácil obtenção, purificação e dessecação;
  • possuir alta solubilidade em solventes previamente estudados; 
  • possuir estabilidade atmosférica;
  • não possuir potencial higroscópico ou eflorescente;
  • possuir uma massa molar elevada (permitindo que os possíveis erros na hora da pesagem do composto sejam minimizados);
  • ser um composto sólido, com processo analítico desenvolvido, validado e documentado de forma precisa e exata. 

Os padrões de referência para análise de alimentos podem ser materiais puros ou misturas que foram extremamente testadas em laboratório (apesar de ser bem menos comum do que um padrão de composto único), destinado a finalidade de ensaios e testes para o desenvolvimento tanto de medicamentos quanto suplementos alimentares e, inclusive, alguns tipos de alimentos. 

Com isso, é notável a necessidade de aquisição de padrões de referência para a sua análises, garantindo assim que todas as suas amostras tenham em quantidades desejadas, um composto de interesse, ou ainda, para mostrar que o alimento produto e/ou adquirido esteja livre de certos contaminantes ou impurezas.

Esperamos que tenha gostado do artigo. E lembre-se: precisa de padrões de referência, a Modum Tech em parceria com a Clearsynth, disponibiliza o padrão para atender sua demanda.

Caso precise  de mais informações ou de um orçamento, não hesite em falar com nossa equipe!

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Modum Tech a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.