Conduta em área limpa: melhores práticas

sala limpa

Todos os colaboradores que entram ou exercem atividades em área limpa, devem obrigatoriamente estar treinados em procedimentos de conduta em área limpa, na teoria e na prática. 

Tanto prestadores de serviços quanto visitantes podem entrar nessas áreas após serem treinados. Enquanto estiverem dentro da área limpa, não podem exercer nenhuma atividade produtiva e devem estar acompanhados de um colaborador da área para orientá-los.

Todos os cuidados são para evitar a contaminação desses ambientes. As fontes de contaminação mais comuns são: peças, subprodutos, matérias-primas, pessoas, água e pontos de utilidades, utilizados sem seus respectivos filtros. 

Inclusive, colaboradores que trabalham nesses ambientes, devem evitar até movimentos bruscos para minimizar a liberação de partículas. Além disso, mesmo utilizando máscara descartável, conversar somente o necessário dentro da área limpa.

Percebeu como a conduta em área limpa é importante? Vamos falar mais sobre elas ao longo do artigo. Acompanhe!

O que é conduta em área limpa?

Conduta em área limpa é um conjunto de algumas regras, procedimentos, normas e medidas adotados para garantir que o ambiente controlado fique livre de contaminações. 

Essas medidas incluem desde a utilização de vestimentas e acessórios adequados, como  macacões, toucas e luvas para ambientes controlados, até a desinfecção de equipamentos, utensílios e superfícies com produtos específicos.

A conduta em área limpa é fundamental em indústrias farmacêuticas, de alimentos, eletrônicas e outras que necessitam de um ambiente controlado para produzir produtos com qualidade e segurança. 

A não observação dessas medidas pode levar à contaminação dos produtos, o que pode resultar em prejuízos financeiros, riscos à saúde dos consumidores e até mesmo à interdição da empresa pelos órgãos reguladores.

Vestimentas para sala limpa

Os profissionais que operam e se locomovem para o interior da sala limpa podem gerar contaminação durante o desempenho de suas funções.

Por isso, é fundamental que as pessoas que adentram essa área restrita estejam devidamente uniformizadas, com a roupa adequada para sala limpa e seus equipamentos de proteção — os EPIs para salas limpas.

As pessoas que trabalham nas salas limpas devem usar vestimentas que cubram seus corpos o máximo possível, a fim de diminuir a disseminação de partículas e microorganismos ao seu redor.

Operadores podem evitar contaminação em sala limpa

Os operadores de sala limpa devem obrigatoriamente passar por um intenso treinamento a ser realizado antes do início de seu trabalho nesta função.

Neste treinamento, devem ser informadas as melhores práticas para operação da sala limpa e suas características, considerando procedimentos, processos e o comportamento de todos da equipe.

Além de uniformes especiais, térmicos e isolantes, é importante que o operador de sala limpa treine seu comportamento, com ações e movimentos lentos e poucos durante o seu trabalho na área restrita.

Este assunto deve ser obrigatoriamente tratado durante o treinamento, com a informação de que cada tipo de movimento feito pela pessoa pode gerar, em termos quantitativos, de partículas no ambiente limpo.

Outro ponto importante é que o operador fale somente o necessário durante o tempo em que esteja na sala limpa, evitando ao máximo tossir e espirrar.

Também é restrito o uso de maquiagem e esmalte, além de outros elementos e acessórios que possam emitir partículas e propagar contaminação pelo ar nestes ambientes.

Veja alguns exemplos de conduta em área limpa:

  • Enquanto trabalha, o colaborador deve evitar movimentos bruscos, a fim de minimizar a liberação de partículas;
  • Conversar somente o necessário no ambiente da área limpa, mesmo com o uso de máscara. Também não conversar pela caixa de passagem, utilizar o telefone das salas de produção e de lavagem de componentes para se comunicar;
  • Não se ajoelhar, para evitar o contato do macacão com o chão;
  • Não se debruçar sobre bancadas e mesas;
  • Evitar tocar no macacão estéril; dentre outras.

Agora veja alguns exemplos em limpeza da área limpa:

  • Desligar da tomada todos os equipamentos elétricos, telefones, computadores etc., e protegê-los com embalagem plástica antes de iniciar a limpeza;
  • A limpeza deve iniciar sempre no fundo da sala e finalizar na saída;
  • Somente após a limpeza e a retirada de água do piso, retirar a proteção dos equipamentos e limpá-los com um tecido de limpeza aprovado, levemente umedecido em água;
  • Secar cadeiras, mesas e bancadas com tecido aprovado (panos para área limpa);
  • Deixar que teto e paredes sequem naturalmente. 

Dados alguns exemplos, é importante salientar que cada organização tem seu próprio manual de condutas em área limpa. É claro que não há diferenças entre as orientações, regras e normas, talvez algumas especificidades por causa dos produtos manuseados. 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Se quiser saber mais sobre produtos para áreas limpas, entre agora mesmo em contato conosco!

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Modum Tech a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.