A cromatografia é uma técnica de separação que possui um papel importante na área da química analítica, assim como em outras áreas industriais.
A cromatografia consiste em possibilitar a separação de substâncias presentes em uma amostra complexa, a partir da sua distribuição em duas fases, uma estacionária e uma móvel.
Se esses conceitos que você ainda não domina, vamos explicar. Aliás, separamos no artigo de hoje cinco conceitos importantes sobre cromatografia.
Continue a leitura e saiba mais!
5 conceitos importantes sobre cromatografia
Alguns conceitos que são importantes quando falamos sobre cromatografia são:
Cromatograma
Gráfico gerado ao final da corrida cromatográfica. O cromatograma de sinal vs tempo apresenta a intensidade (sinal) do pico do analito de interesse em um determinado tempo (min) de retenção;
Tempo de retenção
É o tempo que decorreu entre a injeção da amostra no equipamento e o ápice do pico cromatográfico. Ou seja, o tempo de retenção da substância de interesse é indicado no tempo em que o pico apresenta maior tamanho em relação a intensidade.
O tempo de retenção varia de acordo com a afinidade do analito pela fase estacionária e pela volatilidade da amostra. Sendo assim, quanto menor a afinidade pela fase estacionária ou quanto maior a volatilidade do analito menor será o tempo de interação com a coluna e consequentemente menor será o tempo de retenção.
Resolução do sistema cromatográfico
Uma metodologia cromatográfica apresenta resolução suficiente quando há a presença de dois ou mais analitos na analito e seus picos possuem distâncias suficientes para que um não se sobreponha ao outro, em outras palavras, a separação ocorre de forma completa e efetiva entre dois ou mais picos cromatográficos.
Fase estacionária
Consiste em um sólido ou um líquido retido sobre um sólido ou ainda um gel, já a fase móvel consiste em um ou uma mistura de solventes, quando utilizada a técnica de cromatografia líquida ou um gás inerte, quando empregada cromatografia gasosa em seus experimentos e análises.
Essa técnica analítica é empregada com o intuito de separar, identificar, quantificar e até mesmo purificar um analito de interesse.
Mas o que são as duas fases que fazem parte dessa técnica? A fase estacionária (ou fase fixa) é uma composta por partículas sólidas que estão empacotadas em uma coluna, normalmente de aço inoxidável, que podem possuir diferentes polaridade, dependendo da sua composição.
Fase móvel (ou eluente)
Pode ser um gás, na cromatografia gasosa os mais empregados são o hélio, hidrogênio ou argônio. A fase móvel, que atua sob alta pressão, permite o arraste do soluto no cromatógrafo, chegando até a coluna, onde a partir de forças físicas e químicas (principalmente diferenças de polaridade) ficam retidos na coluna.
Bônus
A divisão da cromatografia também pode listar como conceitos importantes, por isso colocamos como bônus.
A cromatografia pode ser dividida em três categorias:
- Cromatografia em coluna: a principal aplicação da cromatografia em coluna é separar os componentes a partir de duas fases: a fase estacionária e a fase móvel;
- Cromatografia em papel: é uma técnica baseada na interação líquido-líquido, onde um deles é fixo em um suporte sólido. A separação então ocorre sobre a superfície do papel;
- Cromatografia em camada delgada: técnica líquido para sólido, onde a fase líquida passa por uma camada fina de adsorvente presente em um suporte, comumente uma placa de vidro.
E então, o que achou dos conceitos? Tem algum a adicionar? Deixe nos comentários!
Aproveite e leia outros conteúdos de nosso blog que podem te interessar:
- O que é cromatografia de fase reversa
- Tipos de colunas cromatográficas e relação entre grupos funcionais das moléculas
- A história da cromatografia
- Cromatografia de alimentos: conheça aspectos importantes sobre o tema
- Cuidados com solventes na cromatografia líquida
- 5 dicas de como resolver problemas com colunas cromatográficas