O que é área limpa e o que é área classificada?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
o que é área classificada

Você sabe o que é área classificada? É o mesmo que área limpa? Se esses termos causam confusão, é hora de descobrir o que significa cada um deles. 

A área limpa é um ambiente controlado e isolado de outras instalações, utilizados para testes ou para a produção de medicamentos, centros cirúrgicos, manufatura de satélites espaciais, dentre outras finalidades.

Nesses espaços deve ser evitada a contaminação por partículas, pois elas podem interferir nos resultados dos testes ou dos produtos fabricados. 

Mas como esses espaços estão ligados às áreas classificadas?

Bem, há muito o que falar sobre áreas limpas. Aspectos importantes sobre esses ambientes e os procedimentos de limpeza, materiais utilizados e muito mais. 

Além disso, também é essencial conhecer as normas e os padrões que norteiam tudo sobre esses espaços, assim como suas classificações. 

Mas, apesar de haver uma classificação para as áreas limpas, uma área classificada está relacionada a outro conceito e outros fatores. 

Continue a leitura e saiba mais!

O que são áreas classificadas?

Não dá para confundir área limpa com área classificada. Vamos explicar o que é área classificada. 

Esse tipo de área é denominado um local com grande possibilidade de explosão, devido à sua natureza de operação, como espaços que têm determinado tipo de material armazenado ou manuseado, tipo de instalação etc. 

As áreas classificadas recebem esse nome por causa do que se chama “atmosfera explosiva”, que são substâncias inflamáveis na forma de gás, poeira ou vapor que, se misturadas com o ar, podem representar risco de explosão. 

Como pode ver, essa definição explica bem a diferença de área classificada para área limpa.

No entanto, a área limpa também é a sala limpa que, por sua vez, também é chamada de sala limpa classificada ou área limpa classificada — não dá para confundir. 

Esse espaço recebe a denominação “classificada” por ser enquadrada em uma classificação de acordo com as normas regulamentadoras, em relação à pureza de seu ar interior e concentração de partículas por unidade de volume de ar. 

Há um rigoroso controle ambiental nesses espaços, definido por termos de contaminação de partículas viáveis e inviáveis, controle de umidade, de temperatura e de pressão, de forma a reduzir a introdução, geração e retenção de contaminantes.

Vamos saber mais sobre isso. 

A classificação das salas limpas

Agora que você já sabe o que é área classificada e que não é o mesmo que área limpa classificada,  chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre como é feita a classificação das salas limpas.

Isso é feito de acordo com o número e tamanho de partículas permitidas por volume de ar. 

Veja:

Salas limpas classe 1 a classe 5

Elas possuem algumas características como:

  • funcionam sob o regime de fluxo de ar laminar;
  • reposição do ar a cada 6 segundos;
  • o ar flui a partir do forro, de forma uniforme, a uma taxa de 0,45m por segundo;
  • há filtros em todo o forro;
  • não há correntes de ar dentro do ambiente controlado;
  • o ar é retirado do ambiente pelo piso, somente por exaustão.

Salas limpas classe 6 a 9

As principais características desta classificação são:

  • funcionam sob o regime de fluxo de ar turbulento;
  • há correntes de ar no ambiente controlado;
  • o ar flui de difusores no forro, a uma taxa de 0,45m por segundo;
  • o ar é retirado pelo piso ou pelo forro, por exaustão. 

A limpeza das áreas limpas

A manutenção da sala limpa nos padrões de limpeza exigidos requer treinamento constante das equipes e investimentos necessários em equipamentos e em produtos para sala limpa, além da implementação de procedimentos. 

A limpeza adequada inclui métodos de limpeza manual, seguido de um tratamento químico para reduzir a contaminação. 

A frequência de limpeza deve seguir a proporção da atividade no espaço. Em relação aos materiais, há exigências também. Os Mops devem ser sem fiapos com cabeças descartáveis ou autoclaváveis. Baldes podem ser de aço inoxidável ou plástico. 

Lembrando que o uso de equipamento inadequado pode contribuir para o aumento da contaminação na área de limpeza. Por exemplo, se a equipe de serviços limparem a área com um mop que havia sido utilizado para a limpeza geral do laboratório, banheiros, etc, os microrganismos potencialmente nocivos podem ser trazidos para o local.

Onde encontrar produtos para sala limpa

A Modum Tech é referência no mercado como distribuidora de produtos para sala limpa. Para mais informações sobre os produtos que disponibilizamos ou para orçamento, entre em contato conosco.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Modum Tech a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.