Álcool isopropílico: para que serve

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

O álcool isopropílico (IPA), um dos compostos orgânicos mais comuns, é um limpador utilizado para uso geral, ou seja, limpeza de várias superfícies e materiais, como vidro, plástico, metal etc. 

Por ter a porcentagem de água menor que 1%, é bastante utilizado para a limpeza de componentes eletrônicos, pois o produto não oxida materiais vulneráveis a esse processo. 

Sempre que uma superfície precisa ser limpa para receber algum tipo de tratamento, como aplicação de adesivos ou vinil, a limpeza é feita com álcool isopropílico, pois o produto deixa a superfície completamente limpa. 

Também é um dos produtos amplamente utilizados para a limpeza nos ambientes de salas limpas. 

Que tal saber mais sobre o álcool isopropílico e suas aplicações? Continue a leitura!

O álcool isopropílico nas salas limpas

O álcool isopropílico é utilizado em salas limpas e outros ambientes controlados de contaminação por apresentar pureza, eficácia e consistência, propriedades fundamentais para essa finalidade. 

Em vários níveis de concentração, o produto é considerado um desinfetante (não para esporos bacterianos), fungicida, virucida e um agente de remoção de resíduos eficaz. O álcool isopropílico a 70% higieniza equipamentos, luvas e superfícies de trabalho. 

É o tipo de desinfetante mais comum em uma sala limpa. Ele mata organismos vegetativos e é eficaz contra a flora comum da pele e alguns vírus como influenza e herpes simplex. 

No entanto, não é efetivo contra todos os microrganismos, é ineficiente contra esporos de fungos e bactérias como o bacilo spp. 

Outro ponto importante a se dar atenção é sobre os frascos de spray, que podem soltar contaminantes biológicos. O mecanismo de gatilho desse tipo de recipiente pode puxar ar contaminado e disseminar contaminantes por todo o lugar.  

Todo tipo de superfície pode ser limpa com o álcool isopropílico?

Não. É preciso ter cuidado com alguns tipos de materiais. Antes que uma solução IPA seja utilizada para limpar ou higienizar superfícies duras, é preciso se certificar que o material dessa superfície seja resistente à exposição repetida de álcool isopropílico. 

Borrachas ou vedações, por exemplo, podem endurecer se expostas repetidamente à limpeza com esse produto. Já materiais transparentes, como o policarbonato, podem rachar se expostos ao álcool isopropílico.

Outras informações sobre salas limpas

Os fatores essenciais para manter os níveis de segurança numa sala limpa são: procedimento, treinamento, controle e limpeza.

Veja:

  • Procedimento – tudo que for realizado em uma sala limpa deve ter sua operação estudada de forma a minimizar/evitar contaminações. Pessoas e equipamentos podem facilmente destruir a qualidade de uma sala limpa, mesmo sem qualquer intenção.
  • Treinamento – ninguém que não tenha sido treinado pode ter livre acesso a uma sala limpa. Itens corriqueiros podem ser muito arriscados em um ambiente controlado. Um simples cosmético (batom, máscara, pó), uma tosse, uma gastrite, um caminhar mais rápido, uma movimentação de braços. Ou até mesmo uma peça de roupa que solte fibras, pode colocar tudo a perder.
  • Controle – a contaminação é invisível, portanto, equipamentos que fiquem controlando os padrões de qualidade como: nível de particulados em suspensão no ar, a temperatura, o fluxo de ar, a pressão da sala, a sua umidade, como alguns exemplos, deve ser constantemente monitorados e avaliados.
  • Limpeza – qualquer limpeza também precisa ser avaliada para garantir que este processo não agrave uma situação controlada. Materiais (panos, mops, carrinhos de limpeza) também devem ser especiais. Realizar a limpeza com produtos ou equipamentos errados, pode afetar todo o ambiente.

A Modum Tech é referência no mercado como distribuidora de produtos para sala limpa. Para mais informações sobre os produtos que disponibilizamos ou para orçamento, entre em contato conosco.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Modum Tech a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.